PROJETO DE PESQUISA DE CAMPO


 INTRODUÇÃO




Este blogger demonstrará trabalhos realizados nas aldeias no Municipio de Autazes, são trabalhos que estão sendo realizado constantemente, os quais permitem a valorização da cultura indígena no processo educativo especifico e diferenciado. Pode-se considerar um trabalho desafiador para os sujeitos envolvidos na educação escolar indígena, pois, conduz a busca da revitalização cultural. É nesse sentido, que o Projeto “MINHA CULTURA, MINHA IDENTIDADE” propõe aos educadores das escolas indigenas a inclusão das “Danças Indígenas Mura” como recurso didático e metodológico na proposta curricular da escola valorizando sua cultura, sua identidade, proporcionando o ensino e aprendizado de modo interdisciplinar e significativo.




 Por se caracterizar como um projeto didático e interdisciplinar, este trabalho possibilita a interação e a participação coletiva em todas as etapas do desenvolvimento das pesquisas de campo.
Portanto, este trabalho dispõe de informações fundamentadas nas pesquisas tanto teóricas quanto empírica contendo o histórico das “Danças Indígenas Mura”, (de cada aldeia) como também, as letras das músicas em Língua Portuguesa e Nheengatú para fins didáticos e pedagógicos no processo educativo da educação escolar indígena Mura. 

MATERIAIS E MÉTODOS



Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados no desenvolvimento desta pesquisa, destacam-se a observação e técnica de coleta de material, como exemplos: filmagens, fotografias e o caderno de campo.

             “MINHA CULTURA, MINHA IDENTIDADE”.



educadores da Aldeia Murutinga


Através de pesquisas de campo, os materiais coletados serviram para a elaboração da priori de uma cartilha com os dados históricos das danças indígenas Mura, as quais fazem parte da realidade cultural de cada aldeia.





 CONCLUSÃO

Espera-se que este projeto se estenda as demais escolas indígenas Mura no Município de Autazes, aproximando a cultura de cada povo por meio da educação escolar indígena. Ademais, venha contribuir no meio científico educacional escolar indígena, com ênfase, no processo ensino e aprendizado significativo, do fazer experimentação, contextualizando a cultura, a língua e a valorização da identidade indígena sem perder o foco da revitalização cultural. 





Portanto, o Projeto MINHA CULTURA, MINHA IDENTIDADE pode-se considerar o elo construído entre a teoria e a prática na tentativa da revitalização e preservação das raízes históricas e culturais do povo Mura.
                                                                                                                        A Autora


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